LOADING CLOSE

Palestrantes


Ana de Lemos

Diretora-executiva

MSF-Brasil

Ana de Lemos é diretora-executiva de MSF-Brasil desde 2018 e está na organização desde 2000. Atuou primeiramente como coordenadora de campanhas, coordenadora e diretora de projetos em diferentes contextos operacionais (Hungria, Libéria, Moçambique, Nigéria, Palestina, Quênia, Sudão, Tanzânia e Zimbábue), assim como nos escritórios de Genebra e de Barcelona. Em 2017, Ana iniciou sua atuação no escritório de MSF-Brasil, desempenhando a função de diretora de comunicação.

 

Brenda Hoagland
Médica Infectologista e Pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI/Fiocruz, Brasil

Pesquisadora de Projetos de Prevenção em HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis do INI/FIOCRUZ, Coordenadora do projeto demonstrativo ImPrEP para a implementação da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) para homens que fazem sexo com homens e pessoas transgênero no contexto de prevenção combinada no Brasil, México e Peru

 

Farisai Gamariel

Professora da Universidade Católica de Moçambique e ex-Assistente Operacional de Investigação e Apoio ao Paciente

MSF-Moçambique

Farisai Gamariel é uma mulher transgênero nascida em Moçambique e criada no Zimbábue (onde ser LGBT é um tabu e o estigma e a discriminação são comuns). É professora universitária há mais de 20 anos. Possui mestrado em HIV e Saúde. Trabalhou para o Centro Operacional de Bruxelas de MSF durante dois anos como Gestora de Apoio ao Paciente, centrando-se no projeto de apoio a homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transgêneros. Teve a oportunidade de trabalhar com a equipe de pesquisa operacional, o que a motivou a realizar o estudo qualitativo atual que será discutido durante o MSF Scientific Day Latin America.

 

Gilmara Cunha

Diretora-geral

Conexão G de Cidadania LGBT Moradoras de Favelas

Gilmara Cunha é moradora do complexo de favelas da Maré desde que nasceu e é especialista na temática LGBT de favela. É estudante de psicologia. Com 20 anos, iniciou sua trajetória no movimento social LGBT, onde vem lutando pela melhoria de vida da população LGBT de favelas. Foi a primeira transexual a receber a Medalha Tiradentes, mais alta honraria fluminense, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

 

Jennifer Marx

Consultora em saúde de adolescentes

MSF Brasil

Jennifer Marx é referente em saúde do jovem e adolescente para MSF Bruxelas e a Unidade Médica Brasileira (BRAMU). Ela é médica com especialização em nutrição clínica e mestrado em Saúde Internacional obtido na Charité University em Berlim. Antes de ingressar em MSF, trabalhou em hospitais e centros de atenção primária e como coordenadora médica em projetos na área de saúde sexual e reprodutiva, diabetes e nutrição. Seu cargo atual inclui apoio técnico ao campo, garantindo uma abordagem multidisciplinar e adequada aos adolescentes, em colaboração com outros referentes do departamento médico de MSF e definindo estratégias para superar as barreiras que os adolescentes enfrentam no acesso ao atendimento médico.

 

Letícia Ikeda

Professora da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos e Especialista em saúde

Secretaria Estadual de Saúde/RS, Brasil

Letícia Ikeda graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e é sanitarista titulada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). Ela atua em Programas de HIV/Aids há 20 anos. Tem experiência em gestão de programas e no atendimento clínico de pessoas vivendo com HIV/Aids, outras infecções sexualmente transmissíveis e tuberculose. Também possui experiência de atuação com populações-chave e prioritárias, em especial pessoas privadas de liberdade e jovens em situação de vulnerabilidade social. Professora Universitária, atua no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e em cursos da área da saúde.

 

Maria Eduarda Aguiar
Presidenta
Grupo pela Vida, Brasil

Maria Eduarda Aguiar é advogada e pós graduada em Gênero e Direito pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Grupo pela Vidda RJ, membro da Comissão da Diversidade e Gênero pela OAB-RJ, primeira advogada no Rio de Janeiro a ter seu nome social na carteira da OAB, retratada em 2017 na exposição Faces da Justiça. Hoje trabalha com advocacy e incidência jurídica com foco em pessoas com HIV e população LGBT. Responsável por representar a ANtRa na ADO 26 que criminalizou a LGBT fobia no país.

 

Mbali Jiyane

Analista de Redes Sociais

MSF-África do Sul

Mbali Jiyane se juntou a MSF em Joanesburgo, África do Sul, em 2017 como estagiária de comunicação online, responsável por criar conteúdo e ajudar na gestão de plataformas como o site e as redes sociais do sul do continente africano. Em 2018, começou a trabalhar no projeto de MSF em Khayelitsha. Suas responsabilidades incluem criar conteúdo e gerir as campanhas digitais de promoção de saúde para o projeto. Sua função compreende interagir com a equipe de Khayelitsha e também com pacientes que estão sempre dispostos a ajudar a planejar campanha e a criar conteúdo.

 

Néstor Rubiano

Vice-coordenador Médico e Referente em Saúde Mental

MSF-México

Néstor Rubiano possui experiência com MSF desde 2009 como psicólogo, gerente de saúde mental, coordenador de terreno e assessor internacional de saúde mental para o Centro Operacional de Barcelona de MSF, apoiando projetos no Oriente Médio (Iraque, Síria, Iêmen, Palestina, Jordânia) e na América Latina (México, Colômbia, El Salvador, Venezuela). Atualmente é vice-coordenador médico no projeto do México.

 

Patricia Dumazert

Gerente de Atividades em Saúde Mental

MSF-Bolívia

Com Médicos Sem Fronteiras desde 2017, Patricia Dumazert é psicóloga clínica e especialista em saúde global. Ao longo dos últimos 5 anos, trabalhou em países da África Subsaariana, América Latina e França, gerenciando projetos operacionais e de pesquisa em saúde sexual e reprodutiva. Hoje em dia, ocupa o cargo de gerente de atividades de saúde mental na Bolívia, em um projeto de saúde materno-infantil onde trabalha com comunidades Aymaras.

 

Suzana Cavenaghi
Consultora em Demografia e Saúde Reprodutiva e ex-pesquisadora e professora do Programa de Mestrado e Doutorado em População, Terrítório e Estatísticas Públicas, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE)

Com Médicos Sem Fronteiras desde 2017, Patricia Dumazert é psicóloga clínica e especialista em saúde global. Ao longo dos últimos 5 anos, trabalhou em países da África Subsaariana, América Latina e França, gerenciando projetos operacionais e de pesquisa em saúde sexual e reprodutiva. Hoje em dia, ocupa o cargo de gerente de atividades de saúde mental na Bolívia, em um projeto de saúde materno-infantil onde trabalha com comunidades Aymaras.

 

Wafaa Chreif

Obstetriz Supervisora

MSF-Líbano

Wafaa Chreif é obstetriz supervisora de MSF. Ela recebeu seu diploma de bacharelado na Universidade Libanesa antes de se tornar obstetriz em um hospital conhecido no Líbano. Ela começou a trabalhar com MSF em fevereiro de 2016 como obstetriz no departamento de internação. Além disso, ela também apoiou o ambulatório em cuidados de pré e pós-natal e em clínicas de planejamento familiar. Buscando uma nova experiência, ela assumiu a posição de supervisora em MSF. Recentemente ela usou sua experiência para abrir um novo centro familiar. Em 2018, Wafaa publicou um artigo intitulado “Ela Precisa de seu Marido”, em tradução livre.